Análise do EGO
Curso: Psicologia 4° Período
Disciplina: Teorias e Técnicas Grupais I
Professora: Lourdes Barbosa
Acadêmica: Rafaela Pereira Martins
Referência: FREUD, Sigmund. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud: Além do princípio de prazer; psicologia de grupo e outros trabalhos, Rio de Janeiro; Imago, 1977, XVIII.
PSICOLOGIA DE GRUPO E A ANÁLISE DO EGO
Introdução A psicologia individual relaciona-se com o homem tomado individualmente e explora os caminhos pelos quais ele busca encontrar satisfação para seus impulsos instintuais. A psicologia individual raramente e sob certas condições excepcionais se acha em posição de desprezar as relações desse indivíduo com os outros. Considerando-se que algo mais está envolvido na vida mental do indivíduo, como um modelo, um objeto, um auxiliar, um oponente, psicologia individual é, ao mesmo tempo, também psicologia social.
As relações de um indivíduo com os pais, com os irmãos e irmãs, com o objeto de seu amor e com seu médico, cai sob a influencia de uma só pessoa ou de um número bastante reduzido de pessoas, cada uma das quais se torna enormemente importante para ele. A psicologia de grupo interessa-se assim, pelo indivíduo como membro de uma raça, de uma nação, de uma casta, de uma profissão, de uma instituição, ou como parte componente de uma multidão de pessoas que se organizam em grupo, numa ocasião determinada, para um intuito definido.
A Descrição de LE BOM da mente grupal De acordo com Lê bom a peculiaridade mais notável apresentada por um grupo psicológico é a seguinte: sejam quem forem os indivíduos que o compõem, por semelhanças ou dessemelhanças que sejam seu modo de vida, suas ocupações, seu caráter ou sua inteligência, o fato de haverem sido transformados num grupo coloca-os na posse de uma espécie de mente coletiva que os faz sentir, pensar e agir de maneira muito diferente