DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
Texto-Dissertativo Argumentativo
As demonstrações contábeis ou também nomeadas como demonstrações financeiras, representam uma espécie de balanço ou prestação de contas apresentada pelas entidades.
Segundo o IBRACON (NPC 27), “as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data”. As demonstrações contábeis têm por objetivo esclarecer a posição patrimonial e financeira atual de uma empresa. As demonstrações financeiras apresentam vários componentes que a compõem para que seja completa, são elas: balanço patrimonial; demonstração do resultado do exercício ; demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituído pela demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstração dos fluxos de caixa; demonstração do valor adicionado, se divulgada pela entidade; e notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis. Além disso muitas empresas apresentam juntamente as demonstrações contábeis uma espécie de relatório com caráter ambiental e social os quais possuem uma certa relevância para um determinado núcleo da empresa e até mesmo para os clientes.
Para que haja uma maior compreensão vamos destrinchar e compreender sobre os atributos das demonstrações contábeis e seus componentes.
A primeira demonstração financeira que iremos destrinchar é o balanço patrimonial (BP) o qual representa a relação de seus ativos, passivos e o patrimônio liquido em uma finda data. Essa demonstração em especial é composta por dois grupos segundo o CRCP (Conselho Regional de
Contabilidade do Paraná):
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que benefícios econômicos futuros fluam para a entidade.
Passivo é uma obrigação atual da entidade como resultado de eventos já ocorridos, cuja
liquidação