Psicologia de grupo e análise do ego
O livro é dividido em XII capítulos onde logo nos primeiros capítulos Freud inclui discussões de outros teóricos a fim de apresentar e contextualizar o que já havia sido escrito acerca de grupos para nos capítulos seguintes introduzir e fortalecer suas teorias diante desta temática.
No I capítulo denominado de “Introdução”, Freud explora a Psicologia individual e a psicologia social, definindo brevemente cada uma sempre fazendo relação entre estas e a psicologia de grupo.
No II e III capítulos, é apresentada a obra de Le Bom sobre grupo psicológico apresentando as características que definem este grupo, tais como: o indivíduo dentro de um grupo sente-se poderoso e invencível; num grupo, todos os sentimentos e atos são contagiosos e que dentro do grupo ocorre a sugestionabilidade, dentre outras. Dentro deste contexto, Freud introduz conceitos básicos de hipnose para que essa sugestionabilidade seja melhor compreendida e ser posteriormente, mais amplamente discutida. Em seguida, o autor introduz as teorias de McDougall para expor outras características grupais importantes como que, dentro de um grupo, as mentes de inteligência inferior fazem com que as de ordem mais elevada desçam a seu próprio nível; que há uma exaltação ou intensificação de uma emoção;que há um redução, em cada indivíduo, de seu senso de responsabilidade por seus próprios desempenho; dentre outras. McDougall diz ainda que o comportamento de um indivíduo dentro do grupo se assemelha ao de um animar selvagem, por mostrarem-se emocionais, impulsivos, violentos, inconstantes e contraditórios quando unidos pelo grupo.
No capítulo IV é apresentado brevemente o conceito de libido