Análise do Discurso música "cálice"
UNIVEL – União Educacional de Cascavel
ANÁLISE DO DISCURSO DA MÚSICA “CÁLICE” – CHICO BUARQUE DE HOLANDA
CASCAVEL-PR
2012
Análise do Discurso da música “Cálice” – Chico Buarque de Holanda
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Língua Portuguesa, Redação e Expressão Oral do 3º ano do curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo da Faculdade de Ciências Aplicadas de Cascavel – Univel.
Orientadora: Profª Ms Juliana de Sá.
CASCAVEL - PR
2012
SUMÁRIO
¶
MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. São Paulo: Pontes, 1997. 15
INTRODUÇÃO
O trabalho se propõe a realizar uma análise discursiva da música “Cálice”. Também será analisado o contexto histórico e social em que a música foi composta, bem como o elemento artístico “música” como um meio de protesto contra o “Cale-se” imposto pelo governo militar às ações arbitrárias ao regime.
1. O AUTOR – CHICO BUARQUE DE HOLANDA
Chico Buarque de Holanda (1944) é natural do Rio de Janeiro e é um dos maiores nomes da música popular brasileira, compositor, escritor, intérprete, cantor e musicista. Começou sua carreira como escritor, mas foi como compositor que se consagrou no mundo artístico, quando lançou seu primeiro disco em 1965, e em 1966, sua canção “A Banda” ganhou, empatada com a música “Disparada” o II Festival de Música Popular Brasileira, promovido pela Record.
Sua família sempre incentivou seu talento artístico, e sua convivência com os intelectuais Vinícius de Morais e Paulo Vanzolini, reforçaram ainda mais sua vocação. Morou durante sete anos na Itália (de 53 a 60). As preocupações com as causas sociais e políticas ficam claras nas primeiras canções de Chico, como “Pedro Pedreiro”,