a musica
RESUMO
A presente pesquisa tem por objetivo defender e afirmar a necessidade da utilização da musica como documento histórico em sala de aula abordando o Tema MPB no período da ditadura militar no Brasil de 1968 a 1975, demonstrando a importância do uso das inovações metodológicas em loco à ditadura militar no Brasil visando à relevância deste período histórico como história crítico-reflexiva nos meandros educacionais além de compreender alguns aspectos da história do Brasil sob a ótica da música e todo o cenário musical de desenvolvimento da música e sua influência na vida política, social e cultural do país abordando ainda fatos históricos que contribuíram para a evolução e firmação da MPB como parte da cultura brasileira. Sobretudo, esta pesquisa possui sua importância na construção da identidade do aluno como agente histórico crítico-reflexivo. Assim, o professor de história, rompendo com as barreiras que dificultam o uso da música como documento, podendo usá-la ao seu e a favor do aluno como um instrumento a mais na construção do conhecimento histórico do aluno e da sua identidade. Portanto, a luz da pós-modernidade, a utilização da MPB como documento histórico vai ao encontro dos anseios do ensino de História atual.
Palavras-chave: Documento histórico - Musica popular brasileira – história – ensino de história
1 INTRODUÇÃO
Este pesquisa pretende abordar o uso da “Musica popular brasileira no ensino de História, tem como principal preocupação e a necessidade de utilização das inovações metodológicas no ensino de história e introduzir uma historia inclusiva.
Assim, diante do fato, de que, no ensino de história ainda prevalece uma visão eurocêntrica e positivista, especialmente no que diz respeito à história do Brasil, que devido aos muitos anos de utilização da metodologia positivista se apresenta desinteressante, repetitivo, pronto e acabado, repleto de vultos políticos e dotado de uma visão