Análise do desenvolvimento econômico pós ensino superior na cidade de realeza – pr
SOUSA, Alberto Moreira Rodrigues de[1]
WORST, Renata Busata[2]
RESUMO: Este trabalho realizou um estudo de análise dos impactos regionais no desenvolvimento econômico de Realeza, localizada na região Sudoeste do Paraná. Tendo como base a premissa de Perroux (1967), que o crescimento não surge em todos os pontos do território, simultaneamente. Percebendo a dificuldade em se desenvolver economicamente, e tendo como hipótese a consequência do desenvolvimento polarizado e dos desequilíbrios regionais, pretende-se analisar e descrever as possíveis causas para a situação atual, além de propor soluções que possivelmente impulsionariam o desenvolvimento econômico municipal e até mesmo regional.
PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento Econômico, Desigualdades Regionais, Desenvolvimento Polarizado, Ensino Superior.
1.INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar um estudo de análise do impacto regional no desenvolvimento econômico da cidade de Realeza, localizada na região Sudoeste do Paraná.
Tendo como base as premissas de Perroux (1967) e Myrdal (1965), o desenvolvimento econômico não ocorre de maneira igualitária e simultânea em toda parte, é um processo irregular que fortalece determinada área ou região, não obstante enfraquecendo outras, consequentemente causando desequilíbrios. As cidades prejudicadas sofrem perdendo moradores, produção indústrial e geração de exportação, o que desestimula o desenvolvimento econômico.
Percebendo a dificuldade em desenvolver economicamente, e acreditando na hipótese de ser uma consequência do desenvolvimento polarizado e dos desequilíbrios regionais, o artigo pretende analisar e descrever as possíveis causas para a situação atual da cidade, além de propor algumas soluções que possivelmente serão o impulso para o desenvolvimento econômico municipal e regional.
Houveram teóricos que analisaram a dinâmica econômica regional, principalmente