Avc higiene em medicina do trabalho
O AVC (acidente vascular cerebral ) tem vários nomes: o mais correto é AVE (acidente vascular encefálico)também pode ser chamado de: Infarto cerebral, isquemia cerebral, trombose cerebral ou derrame cerebral.
Para entender o AVC, é preciso conhecer 4 conceitos básicos:
Trombo: é um coagulo de sangue que se localiza dentro dos vasos sanguíneos, aderido à parede do mesmo, obstruindo a passagem de sangue. A obstrução pode ser total ou parcial.quando um vaso é obstruído por um trombo, damos o nome de trombose.
Embolo: È quando um trombo se solta e viaja pela corrente sanguínea ate encontrar um vaso com calibre menor do que o próprio embola. quando um vaso é destruído por um embolo estamos diante de uma embolia.
Isquemia: È a falta de suprimento de sangue para algum tecido orgânico. toda vez que a circulação de sangue não é suficiente para o funcionamento das células, ocorre a isquemia.È um processo reversível se tratado a tempo.
Infarto: È a morte das células por uma isquemia prolongada. ocorre em geral por obstrução da artéria por um trombo ou por um embolo. O AVC então, nada mais é que um infarto de uma região do cérebro, causado por um trombo que se forma em uma artéria cerebral, ou por um embolo formado em algum lugar do corpo que viaja na corrente sanguínea até se alojar em uma artéria do cérebro. O AVC causado por um embola normalmente tem origem do coração mais especificamente do átrio esquerdo. Uma arritimia cardíaca chamada fibrilaçao atrial é a principal causa de embolia cerebral. O átrio quando esta fibrilado não bate corretamente. Com isso, o sangue dentro dele fica parado, o que favorece a coagulação e a formação de trombos dentro do coração.
Alem da trombose e da embolia existe um terceiro tipo de infarto cerebral. É o causado por uma parada cardíaca ou um estado de choque circulatório prolongado. Este tipo de acidente vascular cerebral é o mais grave, pois a falta de circulação sanguínea apropriada faz com que todo o