Logistica reversa
Tradicionalmente, grandes empresas não se sentiam responsáveis por seus produtos depois do uso pelos clientes. A maior parte dos produtos usados é jogada fora com consideráveis danos ao ambiente. Hoje em dia, consumidores e autoridades esperam que os fabricantes reduzam o lixo gerado por seus produtos. Isto aumentou a atenção com o gerenciamento de resíduos. Recentemente, devido a novas leis de gerenciamento de resíduos, a ênfase se voltou à recuperação, devido aos altos custos e impactos ambientais do descarte. O assunto é tão importante que no Brasil já existe o Conselho de Logística Reversa Brasileiro (CLRB). O GreenNation entende que Logística Reversa é uma prática essencial para a sobrevivência do planeta. Por isso preparamos uma dica com empresas que já fazem sua parte nessa empreitada.
PHILLIPS
Consumidores que possuem produtos Philips sem uso ou danificados e que desejam destiná-los a reciclagem, podem levá-los aos vários pontos de coleta espalhados pelo Brasil sem custo. Outra opção é adquirir o serviço de coleta domiciliar com o custo de até R$ 40,00 a serem pagos diretamente ao posto autorizado.
Em ambos os casos o produto será coletado periodicamente nos postos autorizados e transportado à empresa de reciclagem, onde será desmontado e suas partes terão a destinação apropriada. Além disso, é preciso entregar o termo de doação de produto preenchido.
Para participar você pode entrar em contato com o CIC – Centro de Informações ao Consumidor através dos telefones 2121-0203 (Grande São Paulo) e 0800-701-0203 (demais regiões) ou procurar diretamente um dos postos de coleta em seu estado.
O produto entregue para a reciclagem é um produto que terá um destino apropriado e, portanto não prejudicará o meio-ambiente.
DELL
O programa existe desde 2006. O sistema de coleta de eletrônico e acessório aos clientes brasileiros (não corporativo) é agendado pela internet. O