Análise dinâmica e reprodução humana
Migrações: Afetam principalmente as idades adultas e a população masculina de um país no caso de migrações internacionais. No Brasil, as migrações rurais-urbanas estão levando a uma masculinização do meio rural e a uma feminização no meio urban. Os impactos são:
- a curto prazo: dramático.
- a longo prazo: insignificante.
Mortalidade:
Seus impactos tanto a curto quanto a longo prazo afetam a estrutura por sexo e idade da população.
Os impactos de longo prazo são os seguintes:
- afeta todas as idades e em ambos os sexos; mas são as idades jovens (crianças) e velhas as mais afetadas.
- o sexo masculino é o mais afetado pela mortalidade do que o feminino, especialmente, nas idades adultas e mais velhas.
Em resumo, as mudanças de longo prazo podem ser analisadas da seguinte forma: quando os níveis de mortalidade mudam, todas as idades são afetadas, porem umas mais do que as outras.
Fecundidade:
É o componente demográfico que mais afeta a estrutura por sexo e idade de uma população.
Os impactos a curto prazo são pequenos, mas no longo prazo, comparado a mortalidade e a migração, a fecundidade é o componente de maior influencia na estrutura por sexo e idade de uma população.
Comparação de Populações
A probabilidade de eventos demográficos tais como casamentos ou mortes variam entre as diferentes idades. Uma população com um contingente comparativamente grande de idosos apresentará mais óbitos e menos nascimentos, do que uma população composta por jovens.
Quando se comparam populações, deve-se ter cuidado com o efeito da estrutura etária sobre esta comparação. As taxas brutas de natalidade e mortalidade são afetadas pelas proporções de pessoas nas diferentes idades e podem levar a comparações equivocadas sobre os níveis de mortalidade ou fecundidade. A fim de realizar comparações consistentes, deve-se utilizar taxas que sejam especificas por idade.
Reprodução Humana:
A reprodução humana ocorre em paralelo a produção de