politicas publicas
FUNDAMENTOS TEORICOS METODOROLOGICOS DO SERVIÇO SOCIAL - PROF° KARINA
Resumo do Livro:Economia Política uma introdução crítica
Introdução Economia Política da Origem à critica marxiana
É uma teoria voltada para a compreensão da vida social. Apresenta o principio da não neutralidade das coisas.As categorias da Economia política uma vez descoberta pela razão humana permanece invioláveis na sua estrutura fundamental que são, dinheiro, capital, lucro, salário, mercado, propriedade privada.Essas categorias marcam a luta da burguesia contra o Estado absolutista no antigo regime. A Economia Política Clássica caracterizou-se o ideário da burguesia no período em que esta classe estava na vanguarda das lutas sociais, conduzindo o processo revolucionário que destruiu o antigo regime.
A crise da Economia política clássica
Entre os anos 1825/1830 e 1848 desenvolve uma crise contra a teria clássica, altera-se a relação da burguesia com a Cultura Ilustrada. A cultura Ilustrada é projeto de emancipação humana conduzido pela burguesia resumido na consignação: liberdade, fraternidade e igualdade. No regime burguês não foi possível instalar a emancipação humana mas sim a emancipação política, a emancipação humana esbarrava-se no próprio regime burguês pois a igualdade jurídica – todos iguais perante a lei- nunca pode ser traduzida em igualdade econômica e social.
A critica da economia política
Karl Marx de 1848 ate a sua morte usou todos os seus esforços para contribuir com a organização do proletariado, rompendo a relação com a burguesia e construindo a emancipação humana. Marx baseou-se na cultura ilustrada beneficiando-se de seus principais frutos: a filosofia alemã ( materialismo dialético). A critica de Marx significou a superação da teoria clássica rompendo com o naturalismo entendida como eterna. E pode fazê-lo porque incluiu um método novo na sua teoria social o materialismo dialético. A analise das leis do capital permitiu