Hospitalar
1. INTRODUÇÃO/CONTEXTO ATUAL:
O Sistema de energia elétrica é a principal e mais importante facilities em um Hospital, sendo responsável em manter em pleno funcionamento todos os sistemas e equipamentos que suportam os processos de negócios, procedimentos clínicos e assistenciais da instituição. As instalações elétricas de um Hospital são as mais complexas de se projetar, comparadas a qualquer outro tipo de empreendimento, pois tudo que se pensa em infra-estrutura e tecnologia é aplicável e utilizado nas organizações hospitalares.
Claramente, nas décadas de 70 e 80 os proprietários e administradores de Hospitais, não esperavam o “boom” (expansão) que aconteceu na Área de Saúde, bem como a grande quantidade de equipamentos eletromédicos, sistemas e tecnologias que são necessários atualmente para manter a sua operação. Em muitas destas organizações, ainda são as instalações elétricas projetadas nesta época, com suas reservas técnicas esgotadas e componentes elétricos com seus ciclos de vida alcançados, que suportam as atuais aplicações hospitalares.
Nos dias de hoje, cada vez mais, os Hospitais necessitam de sistemas elétricos confiáveis e seguros, que possuam alta disponibilidade operacional e que estejam preparados para funcionar em situações emergenciais. Desta forma as instalações elétricas devem ser cuidadas da mesma forma que é tratada a saúde dos pacientes.
2. CLASSIFICAÇÃO DA ENERGIA ELÉTRICA NOS HOSPITAIS:
Dentro do sistema elétrico no ambiente hospitalar, a energia é classificada conforme a sua característica de fonte de fornecimento e, portanto, de acordo com a confiabilidade do seu sistema de suporte. Sendo assim temos:
2.1 Sistema de Energia Elétrica Normal:
Trata-se da energia fornecida pela Concessionária Local, sem nenhum tipo de tratamento ou condicionamento, utilizada para aplicações de baixa