Análise de Texto
Teatro - Licenciatura
Prof: Ricardo Guilherme
Disciplina: Análise de Texto
Estudante: Gabriela Santos
1.Literatura Dramática – Conceitos e Analogias
A palavra "drama'' vem do grego ''ação''; é um acontecimento ou situação com intensidade emocional, na qual pode ser representada. No sentido literário, falar de drama é falar de teatro. Este gênero começou com a encenação em cultos a divindades gregas. A princípio, os gregos abordavam apenas dois gêneros teatrais: a tragédia e a comédia. Algumas peças são bastante conhecidas e lidas até hoje, por serem marcos da dramaturgia da época: Prometeu Acorrentado de Ésquilo; Édipo Rei e Electra de Sófocles; Medéia de Eurípedes e Menandro de Antífanes.
Neste estilo literário, o narrador conta a história enquanto atores encenam e dialogam através das personagens. Quanto aos estilos literários, esta modalidade literária compreende:
Tragédia: Representação de um fato trágico que causa catarse a quem assiste, ou seja, provoca alívio emocional da plateia.
Comédia: Representação de um fato cômico.
Tragicomédia: É a mistura de elementos trágicos e cômicos.
Farsa: Peça teatral de caráter puramente caricatural, de crítica à sociedade, porém, sem preocupação de questionamento de valores.
1.1- Literatura-meio versus literatura-fim
A segregação entre esses dois tipos de literatura se dá pelo fato de a literatura-fim ser feita propriamente para ser lida e a literatura-meio ser feita para ser representada. No caso do teatro, a literatura utilizada é a literatura-meio, pois ela não foi feita para ser lida, ela tem toda uma estruturação para ser visualizada, encenada, ser posta no corpo do ator, ser passada pela subjetividade do ator, do diretor, ter a interferência da luz, do figurino, e de todos os outros elementos que serão empregados para a montagem da encenação de uma peça.
1.2- Convocação de imagem e provocação de imagem
A provocação de imagens é feita a partir da