Queratina
A queratina é encontra em mamíferos, aves, repteis, em cágados, em porco-espinho , em peixes e baleias. Mas os locais onde ela pode ser encontrada nessas diferentes espécies , são diferentes como por exemplo : em mamíferos ela pode ser encontrada nos cabelos, na unha, na epiderme, nos chifres , cascos e garras. Nas aves ela é encontrada nas penas e nos bicos. Nos cágados é encontrado na carapaça. Nos porcos-espinhos e encontrada nos espinhos. Nas escamas dos peixes e nas barbas das baleias.
A queratina tem uma função muito importante nos cabelos, ela tem a função de proteger e envolver os fios com uma película tornando a mais existente e com uma maior elasticidade. E e a queratina aplicada como um tratamento capilar pode trazer um efeito de hidratação, um efeito fortificante e um efeito restaurador.
O tipo de queratina encontrado nos cabelos é a queratina alfa que é a coesão de três coradas paralelas que ficam asseguradas por pontes laterais, chamadas de pontes de dissulfetos, que são as ligações mais fortes que podem ser estabelecidas entre cadeias poliméricas. A alfa queratina é formada por duas alfas hélices que se enrolam uma sobre a outra formando uma super-hélice que faz com que ela seja muito forte e resistente, essas super-hélices sé agrupam formando um filamento. As hélices são formadas por aminoácidos hidrofóbicos , além disso ela conta com uma grande quantidade da resíduos de cistina que formam as pontes de dissulfetos. Esta queratina alfa define seh o nosso cabelo é enrolado ou liso, dependendo de como for formada a ponte de dissufeto.
A queratina é constituída por aproximadamente 20 aminoácidos, e o aminoácido principal é o sulfurado denominado cisteína
Alfa hélice
A queratina é muito utilizada em produtos cosméticos capilares, pois ela age na reposição da proteína que é perdida diariamente, pelas agressões físicas e químicas sofrida no dia a dia. E é utilizada também para alongamentos.
A queratina hidrolisada é utilizada