composição quimica da queratina
O componente primário do cabelo é a queratina, que é uma proteína formada por vários aminoácidos. os elementos que formas os aminoácidos , responsáveis pela produção de queratina são:
-Carbono (45.2%);
-Oxigénio (27.9%);
-Hidrogénio (6.6%);
-Nitrogénio (15.1);
-Enxofre (5.2%).
Além destes componentes, o cabelo apresenta outros elementos, que podem variar de individuo par5a individuo, sendo influenciado por vários factores, a região onde mora, hábitos alimentares, consumo de drogas, entre outros.
A queratina é uma proteína secundária, de forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cistina. As proteínas são formadas, porque os aminoácidos da queratina interagem entre si através de pontes de hidrogénio e ligações covalentes bissulfito (-S-S-) denominadas ligações de cistina.
A queratina é uma proteína fibrosa porque a sua estrutura tridimensional lhe confere características especiais: microfilamentos com resistência, elasticidade e impermeabilidade à água.
Mesmo mortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.
A queratina é sintetizada em células diferenciadas - queratinócitos - do tecido epitelial (pele) e invaginações da epiderme para a derme (como os cabelos e unhas) de animais terrestres. Nas aves, que apresentam origem evolucionária diferente, as células das penas sintetizam filamentos de queratina de estruturas moleculares diferentes denominadas β-queratina. Ela é bidimensional e constituída por cerca de 15 aminoácidos.
O objetivo das células queratinizadas é impermeabilizar e proteger o organismo das agressões do