Análise de proteína em leite em pó pelo método de kjedahl
1- Conceitue e dê exemplos de difusão simples, difusão facilitada e transporte ativo.
2- Explique porque o soro fisiológico contém cloreto de sódio a 0,9% através do cálculo da osmolaridade dessa solução. Explique também porque tal soro não deve utilizar cloreto de potássio no lugar de cloreto de sódio.
3- Desenhe uma célula simples, indique onde são altas e onde são baixas as concentrações de Na+ e K+.
4- Para cada um dos íons e concentrações que foram indicadas na questão 2 calcule o potencial de equilíbrio eletroquímico dos íons.
5- Em neurônios a concentração de cloreto intracelular é aproximadamente 10 mM e a extracelular 110 mM. Calcule o potencial de equilíbrio eletroquímico desse íon. Considerando que o potencial de membrana desse neurônio é de -64 mV o que se pode deduzir?
6- Em alguns neurônios existem transportadores de cloreto que ativamente movem esse íon para fora da célula, gerando um gradiente de concentração que favorece a entrada desse íon na célula. O que aconteceria nesse neurônio se ocorresse a abertura de canais de cloreto, por exemplo, via ativação de receptores Gabaérgicos?
7- Explique como está a permeabilidade iônica de uma célula excitável durante o pico do potencial de ação.
8- Explique como ocorre a condução do potencial de ação em fibras mielinizadas e amielinizadas.
9- Cite e explique brevemente os eventos que ocorrem na transmissão sináptica na junção neuromuscular, desde a chegada do potencial de ação no terminal do motoneurônio até a geração de um potencial de ação na fibra muscular.
10- Explique como o potencial de ação em uma fibra muscular dá origem à contração