Análise de mercado
Mercado é a somatória de gente +necessidade +dinheiro sendo assim é inviável pensar nessa ideia na ausência de um desses fatores.
Quando se deseja montar o próprio negócio é preciso analisar aspectos quantitativos e qualitativos, tendo em mente quantas pessoas fazem parte deste mercado, o nível da renda delas e quanto elas consomem do produto. Esses dados podem ser levantados junto ao IBGE, associações comerciais e indústrias, sindicatos, órgãos do governo, prefeituras, anuários, entre outros.
Do ponto de vista qualitativo deve-se levar em consideração o real futuro do mercado, pois, muitas vezes segmentos aparentemente promissores, podem culminar em frustrações.
Sabendo disso é conveniente analisar alguns itens e avalia-los pontuando-os com notas que variam entre um e cinco pontos. Avaliado item por item e obtendo-se notas positivas lança-se com maior segurança no mercado.
Percebe-se ainda que seja preciso a adequação do negócio ao perfil pessoal e profissional do futuro empreendedor, devido ao fato, de encontrarmos pessoas que são extremamente competentes para gerenciar um ramo de negócios e que ao se aventurarem em novos projetos surpreendem-se negativamente.
Chega-se, portanto, a conclusão que o mercado exige cada vez mais de seus competidores, somente boa vontade não basta é necessário também doses diárias de bom senso ,perfil visionário e muita competência.
Lançar-se e manter-se no mercado é algo bastante complexo, por esse motivo o empresário deve procurar incessantemente por práticas que o dê melhores vantagens competitivas, bom exemplo disso é procurar preencher lacunas deixadas pelos concorrentes.
Uma situação que ilustra bem os prejuízos da má condução de um segmento é o caso do setor têxtil de Palmas, que apresentava oferta maior que demanda , resultando em excedente de produção. Tal situação só poderá ser revertida com uma boa consultoria, que investirá mais em marketing, definirá estratégias para