A biblia sagrada
Talita Keycyane Rodrigues Gomes
Elenilde de Souza Silva
Samira de Souza Silva
Francisco Aldenivan de Sousa
Curso: Letras (português/ espanhol)
Polo: Boa Vista- RR
Orientadora: Marilda Franco M. Vasconcelos
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo de estudo o gênero literário fábulas e sua importância como incentivo de leitura e interpretação para os alunos do ensino fundamental II. O mesmo apresenta algumas considerações sobre o que trata esse gênero textual, sua história e sobre sua contribuição ao ensino regular ao longo dos anos até nossos dias. Atualmente, um dos grandes desafios enfrentados na área da educação é estimular os alunos à prática da leitura. O contato com os livros deve ser iniciado o mais breve possível, não só pelo manuseio mas também pela história contada, pelos ensinamentos e lições que essas composições literárias propõem no sentido de fazer os alunos amarem a leitura e usar a imaginação na interpretação, tornando-a mais atrativa, agradável e habitual. Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, mostrando que as fábulas contribuem bastante para o desenvolvimento da criatividade, raciocínio e para a prática da leitura prazerosa e produtiva.
Palavras-chaves: fábulas, incentivo, leitura, interpretação.
INTRODUÇÃO
De que forma as fábulas podem contribuir com a melhoria da habilidade de leitura e interpretação dos alunos do ensino fundamental II?
As fábulas podem se mostrar uma ferramenta de ensino importante que proporciona ao educador estimular e avaliar a capacidade de raciocínio, interpretação e leitura dos alunos. O objetivo desse trabalho é demonstrar como as fábulas podem aumentar o interesse do aluno pela leitura de forma mais divertida, descontraída, agradável e consequentemente aguçar a interpretação, a apreensão do que foi lido (a moral da história, crenças e valores implícitos nas fábulas) e a habilidade de se