Aplicação de radiação
RESUMO
A Radiação é toda a propagação de energia sob várias formas, sendo dividida geralmente em dois grupos: radiação corpuscular e radiação eletromagnética.
Com seu grande poder ionizante, a radiação possui energia suficiente para modificar o comportamento químico de células, partículas e átomos tendo uma conseqüência de mutação genética, sendo usada então em vários tipos de tratamentos na medicina, agricultura, indústrias etc..
INTRODUÇÃO
Os núcleos de certos átomos são instáveis. Quando estes núcleos explodem, liberam partículas e energia, que chamamos de radiação nuclear. Os núcleos que emitem radiação são chamados núcleos radiativos. O Processo de explosão ou desintegração nuclear pelo qual os núcleos emitem radiação é conhecido como radiatividade.
A radiatividade foi observada pela primeira vez pelo cientista francês Henri Becquerel em 1896 quando acidentalmente colocou um sal de urânio ao lado de um pedaço de filme fotográfico coberto. Para sua grande surpresa, o filme ficou exposto sem que nenhuma luz o tivesse atingido. Becquerel concluiu que o urânio tinha emitido uma forma invisível de energia que expusera o filme. Esta energia era uma forma de radiação Nuclear.
(Ucko, David A. ( 1992. p. 236)
De uma forma geral, radiação é a propagação de energia, seja ela por meio material ou não, existem várias formas de radiação e praticamente todas existem são de importância crucial para os seres humanos.
DADOS TEÓRICOS
Radiação Ionizante ou Nuclear:
Para Atkins, P; Jones, L. (2012 p 744):
“A radiação nuclear é algumas vezes chamada de radiação ionizante, porque sua energia é suficiente para ejetar elétrons dos átomos. Os hospitais usam a radiação nuclear para destruir tecidos indesejáveis, como células cancerosas. Porém, os mesmos efeitos poderosos que facilitam o diagnóstico e a cura de doenças podem também provocar danos em tecidos sadios. O dano depende da intensidade da fonte, do tipo de