aplicaçao da radiaçao na biologia
A primeira coisa que a maioria das pessoas pensa quando falam em radiação é em algo como bombas atômicas ou armas nucleares. Muitas pessoas associam a radioatividade com algo ruim, mas o que muitos não sabem é que a mesma tem uma grande importância na medicina e biologia. Exames de raios-x, esterilização de materiais e ressonância magnética são alguns exemplos positivos da radiação.
Os raios x são emissões eletromagnéticas de natureza semelhante a radiação gama,o que difere os raios x da radiação gama é a origem,pois os raios x não são emitidos do núcleo do átomo.Os raios x são produzidos quando elétrons em alta velocidade,provenientes do filamento aquecido,chocam-se com o anodo produzindo radiação.Fazer diagnósticos,terapias,inspeções de homogeneidade e conservação de alimentos são algumas das varias finalidades dos raios x.
Na esterilização de materiais, que é feita pela radiação ionizante, é utilizado em baixa temperatura, o que permite que seja utilizado em materiais termossensiveis. A vantagem desse tipo de esterilização é o alto poder de penetração e a facilidade para atravessar papelão, papel ou plástico.
A ressonância magnética, que é um dos métodos de imagem mais sofisticados e completos hoje disponíveis. O aparelho que adquire as imagens é chamado de magneto e dentro dele existe um campo magnético muito potente, onde as moléculas de hidrogênio que compõe nosso corpo ficam alinhadas com o campo magnético. O aparelho emite ondas semelhantes às ondas de radio FM.
Portanto, a radiação não tem apenas o poder destrutivo, ela pode ser usada também para o beneficio da humanidade. Como no diagnóstico de doenças, conservação de alimentos e esterilização de materiais.