Bíblia Sagrada
Antigo Testamento
Gênesis: Este livro, que mostra como era “no princípio”, faz uma narrativa da criação, da relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
Êxodo: O nome êxodo significa “saído”, este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.
Levítico: O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.
Números: os Israelitas vagavam pelo deserto durante 40 anos, antes de entrar em Canaã, “a terra prometida”, o nome do livro se deriva dos sensos promovidos durante esse tempo no deserto.
Deuteronômio: Moisés pronunciou três discursos de dependência antes de morrer. Neles recapitulou, com o povo, dotas as leis de Deus para os israelitas. O Nome do livro expressa essa “recapitulação” ou “segundo a lei”.
Josué: Josué foi o líder dos exércitos israelitas em suas vitórias sobre seus inimigos, os cananeus. O livro termina descrevendo a divisão da terra entre as doze tribos de Israel. Juízes: os Israelitas constantemente desobedeciam a Deus e caíam nas mãos de países opressores. Deus constituiu juízes para livrá-los da opressão.
Rute: O amor e a dedicação de Rute à sua sogra, Noemi, são o tema deste livro.
1 Samuel: Samuel foi o líder de Israel no período compreendido entre os juízes e Saul, o primeiro rei. Quando a liderança de Saul falhou, Samuel ungiu a Davi como rei.
2 Samuel: Sobre o reinado de Davi, a nação se unificou e se fortaleceu no entanto, depois dos pecados de Davi, adultério e assassinato, tanto a nação como a família do rei sofreram muito.
1 Reis: Este livro inicia com o reinado de Salomão