Análise de Mercado Fornecedor
Ana Paula Lottin
Prof. Rosana Richter
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Administração/Comércio Exterior (CEX 28) – Estágio Supervisionado II
26/11/10
RESUMO
Nenhuma nação é auto-suficiente, e, portanto, desde os primórdios da civilização, sempre houve a comercialização entre diversos países. Depois de muitos anos só exportando, a indústria têxtil catarinense ampliou suas importações de tecidos nos últimos dois anos, sendo uma das principais estratégias das empresas mais fortes do estado de Santa Catarina, por se tratar de produtos com um custo muito abaixo do mercado nacional. Para não prejudicar a indústria nacional, o governo brasileiro impõe algumas medidas protecionistas, entre elas, a tarifa Antidumping, onerando algumas importações.
Palavras-chave: Importação; Tarifa Antidumping; Indústria Têxtil.
1 INTRODUÇÃO
A LPR Brasil é uma trading comercial importadora localizada em Blumenau, SC. Entre seus ramos de atividade destaca-se a representação e comércio de matérias primas têxteis nacionais e importadas. A empresa representa alguns dos maiores grupos empresariais do mundo em seus segmentos. Além disso, a empresa oferece soluções de comércio exterior nas áreas de despacho aduaneiro, logística internacional, assessoria e consultoria de importação e exportação.
O objetivo geral deste projeto buscou analisar a viabilidade de importação de tecidos de malha – composta de Viscose com Elastano - de outros mercados que não a China, através da identificação de novos fornecedores Asiáticos; e com isso abrir um novo mercado para empresa. Cujos objetivos específicos foram elaborar projeto de importação de tecidos de malha de Viscose com elastano de origem diferente da China, desenvolver, através de pesquisas de mercado, novos países fornecedores deste produto e analisar e propor novos fornecedores no mercado Asiático.
Este tema mostrou-se