Revolução Francesa
Causas e um breve resumo dos acontecimentos de acordo com o texto de Eric Hobsbawm;
A economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.
Foi a França que fez suas revoluções e a elas deu suas ideias, a ponto de bandeiras tricolores de um tipo ou de outro terem-se tornado o emblema de praticamente todas as nações emergentes, e a política europeia.
A França deu o primeiro grande exemplo, o conceito e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países.
A quantidade de agitações políticas é tão grande que alguns historiadores mais recentes falaram de uma “era da revolução democrática”, em que a Revolução Francesa foi apenas um exemplo dramático e de maior alcance e repercussão.
A Revolução Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas consequências foram portanto mais profundas.
Entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo e suas ideias de fato o revolucionaram.
A Revolução Francesa é um marco em todos os países e foi o primeiro grande movimento de ideias da cristandade ocidental que teve qualquer efeito real sobre o mundo islâmico. É assim a revolução do seu tempo, e não apenas uma, embora a mais proeminente, do seu tipo. E suas origens devem, portanto ser procuradas não meramente em condições gerais da Europa, mas sim na situação específica da França.
As 400 mil pessoas aproximadamente que entre os 23 milhões de franceses, formavam a nobreza, gozavam de consideráveis privilégios, inclusive de isenção de vários impostos.
Era, portanto natural que os nobres usassem seu bem principal e seus privilégios