Análise de material didático
Etapa 2 - Primeira Versãão Escrita
Materias a serem analisados:
- Préé-Vestibular COC - por Marcoz Souza
- Matemáática Novo Ensino Méédio - Carlos Alberto Marcondes dos Santos, Nelson Gentil e Séérgio Emíílio Greco
Os Materiais escolhidos serãão analisados e comparados, focando dois conceitos apresentados no ensino méédio: Progressãão Aritméético e Progressãão Geoméétrica. A anáálise seráá feita a partir de critéérios embasados no seguinte material de referêência:
- Guia Do PNLD (Programa Nacional do Livro Didáático)
- O texto "O livro didáático: alcances e limites" de Mauro Carlos Romanatto.
- O texto "Anáálise de Livros Didááticos" de Andreia Bandeira, Carlos Eduardo Bittencourt Stange, Julio Murilo Trevas dos Santos.
Os critéérios escolhidos estãão divididos em trêês partes:
Fundamentaççãão Do Conteúúdo
a. Clareza na introduççãão do assunto
Em ambos os livros adotados, a maneira como o assunto éé introduzido éé insatisfatóória. Em "Matemáática Novo Ensino Méédio", a matééria nova aos alunos éé simplesmente apresentada atravéés da "Fóórmula do termo geral" referente áá Progressãão Geoméétrica, sem um texto introdutóório que contextualize a matééria de maneira coerente. Jáá em "Préé-Vestibular COC", por se tratar de um material voltado áá preparaççãão para o vestibular, o conceito éé mais direto, e éé introduzido de maneira objetiva, dividindo as vertentes do conteúúdo e conceituando cada uma delas de maneira ráápida, poréém clara. Contudo, sua objetividade falha em levar em consideraççãão os conhecimentos préévios do aluno.
b. Recursos visuais adotados para demonstraççãão
Nenhum exemplo práático visual éé adotado para demonstraççãão em nenhum dos livros. O úúnico recurso que auxilia na fundamentaççao do conteúúdo sãão os exemplos em exercíícios de exemplo, jáá resolvidos. Em "Matemáática Novo Ensino Méédio", as atividades de exemplo sãão mais abundantes e resolvidas com núúmeros, enquanto em