Análise de Jaques Aumont, Capítulo 1
1 A Parte do Olho
O Autor inicia o capítulo mostrando algumas leis que mostram o quanto as imagens são importantes para a nossa sociedade.
“A Percepção visual é, de todos os modos de relação entre o homem e o mundo que o cerca, um dos mais bem conhecidos.”
- Os desempenhos do olho.
Podemos dizer que os olhos são um dos instrumentos da visão e que é um processo que emprega vários órgãos especializados. A visão resulta de 3 operações distintas (e sucessivas): operações ópticas, químicas e nervosas.
Transformações Ópticas: Primeiramente ele apresenta um exemplo para mostrar como funciona o olho humano, mostrando como nós recebemos a imagem invertida e os processos que fazemos automaticamente para enxergar o que conhecemos como imagem.
Transformações Químicas: É mostrado os processos químicos que ocorrem nos nossos olhos, no caso, na retina.
Transformações Nervosas: Nessa parte é mostrado a interligação que existe entre os olho e o sistema nervoso através dos nervos ópticos.
O Autor fez essas devidas explanações para mostrar que de certo modo, o olho humano se assemelha a uma câmera fotográfica. Também é mostrado que o processo de percepção visual é resultado de um processo de tratamento da informação que recebemos.
- Os elementais da percepção: o que se percebe?
Basicamente a percepção é um processo sucessivo de etapas, de uma informação que nos chega por intermédio da luz que entra pelos nossos olhos. Ela é codificada ,não no sentido semiótico, e sim no sentido de regras de transformações naturais. Ou seja, é como o nosso sistema óptico é capaz de receber e identificar/interpretar regularidades nos fenômenos luminosos, elas são: intensidade, comprimento de onda e a sua distribuição no espaço.
Ao longo do tópico o autor demonstra os:
- Tipos de visão, como ocorre a percepção da luminosidade.
- A Percepção da cor, matiz, saturação e luminosidade.
Podemos distinguir as cores em duas composições, as