ESTAGIO
RIO VERDE DE MATO GROSSO – MS
Localização
O município está situado no norte do estado de Mato Grosso do Sul localizado na região Centro-Oeste do Brasil, no Centro Norte de Mato Grosso do Sul (Microrregião do Alto Taquari). Localiza-se a uma latitude 18º55'05" sul e a uma longitude 54º50'39" oeste. Distâncias:
• 196 km da capital Estadual (Campo Grande)
• 1 016 km da capital Federal (Brasília).
Geografia física
Solo: na porção compreendida pela depressão pantaneira, verifica-se a ocorrência de Planossolo de textura arenosa/média e arenosa/argilosa com baixa fertilidade natural, a região serrana apresenta, além de Neossolos. Luvissolos, com textura e fertilidade natural muito variável. O restante do município é ocupado, predominantemente, por Neossolo e Latossolo VermelhoEscuro e Vermelho-Amarelo de textura média, ambos com caráter álico e, portanto, baixa fertilidade natural. São ainda encontrados Plintossolos.
Relevo e altitude: está a uma altitude de 330 m. O município de Rio Verde de Mato Grosso divide-se em cinco Regiões Geomorfológicas:
• Região dos Planaltos da Borda Ocidental da Bacia do Paraná, com as Unidades: Depressões InterPatamares e Primeiro Patamar da Borda Ocidental.
• Região dos Planaltos Arenítico-Basáltico Interiores, com a Unidade Patamares do TaquariItiquira.
• Região da Depressão do Alto Paraguai, com a Unidade Planícies Coluviais Pré-Pantanal.
• Região do Pantanal Matogrossense, com as Unidades: Pantanal do Castelo-Mangabal, Pantanal do Paiaguás e Pantanal do Corixão Piúva-Viveirinho.
• Região dos Chapadões Residuais da Bacia do Paraná, com a Unidade Chapadão de São Gabriel.
Apresenta relevo plano, geralmente elaborado por várias fases de retomada erosiva, com relevos elaborados pela ação fluvial, áreas planas resultante de acumulação fluvial sujeita a inundações periódicas e área plana ou embaciada, zonal, argilosa e/ou arenosa, sujeita a inundações periódicas,