Análise de Custos
Palavras-chave: sistemas – gestão – custos – custeio-decisão
Tema do trabalho: El Costo y la toma de decisionesTrabalho Trabalho desenvolvido e apresentado por:Elias Garcia, Claudia Cristina Wust Casarollo e Osmarina Pedro Garcia Garcia da UNIOEST.br, livre na web, a quem agradecemos. Prof. Celso
O patrimônio em ação gera produção, renda, oferecimento de bens e serviços. Tal ação tem seu preço, ou melhor, aglomera custos e despesas.
O custo é a base para que haja produção, produção esta que pode ter como finalidade a criação de bens ou serviços a serem ofertados para um mercado. Em muitos casos, o controle de custos está intimamente relacionado com a excelência na administração dos estoques e na produtividade de máquinas e da mão de obra. Em outros casos, principalmente em empresas de prestação de serviços, outros fatores se tornam mais vistosos, como por exemplo, a excelência no desenvolvimento e aplicação de critérios de rateio.
Pode-se afirmar que a contabilidade de custos baseia-se na mensuração de estoques e produtividade e na utilização de critérios de rateio.
Alguns autores afirmam que o ramo de custos é o maior esforço para tornar a contabilidade uma ferramenta gerencial. A pretensão é trazer para o sistema contábil a incumbência de controlar, determinar e fornecer dados para a alteração dos custos de produção, para o conhecimento do real valor de cada produto ou serviço gerado e dar maior tranqüilidade aos admnistradores.
1 . BREVE HISTÓRICO SOBRE A CONTABILIDADE DE CUSTOS
Para se entender os métodos de custeio faz-se necessário um comentário sobre sua origem, ou seja, sua história para que se possa compreender a sua utilização e depois adapta-los para os tempos modernos.
Não há como falar em contabilidade de custos sem referir-se à gerencial, pois, esta se utiliza daquela para gerar informações. Logo, estão interligadas e seu surgimento é o mesmo, É unânime entre os