Análise de Crédito
Durante tempos as empresas estavam focadas em áreas ligadas ao andamento das compras e vendas, porém nos dias atuais as mesmas estão desviando esta atenção preocupando não só em vender e comprar mais também em assegurar o recebimento e obtenção de lucro em suas vendas através de avaliações e controlando os riscos possíveis durante todo processo. Com isso a Analise de Credito passou a ser uma das ferramentas mais importante para controle e redução de riscos que podem ser adquiridos em uma negociação.
No decorrer do trabalho pode ser destacado o processo e importância de realização de uma analise de credito em negociações, a concessão de vendas a credito no mercado de hoje além dos impactos de inadimplência e sua reflexão no Capital de Giro.
A Análise de Credito consiste no levantamento de informações relacionadas à idoneidade do cliente com o mercado de crédito a análise da renda do cliente e sua compatibilidade com os créditos pretendidos. O agente de crédito também fica responsável por monitorar a situação macroeconômica prevendo situações que poderão aumentar o nível de risco da operação.
Como conclusão do trabalho será apresentado como as restrições e aspectos para desenvolvimento de uma Analise de Credito criteriosa pode identificar os riscos de inadimplência em uma empresa, evitando possíveis problemas no setor financeiro e direção da mesma.
Palavras-chave: Análise de crédito, critérios de análise.
1. INTRODUÇÃO
1.1 IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE CRÉDITO
Diante do crescimento das empresas no mercado e a busca por novos clientes, a análise de crédito vem se tornando essencial às mesmas, possibilitando negociações e eliminando riscos que podem afetar a liquidez das empresas.
A análise de crédito possui a finalidade de analisar dados, possibilitando o levantamento de informações certas a respeito daquele que toma crédito. O processo apresenta uma estrutura ampla, que analisa dados financeiros, potencial de retorno do crédito e os riscos inerentes à