Analise de credito
A analise de credito é uma ferramenta que as organizações têm para obter informações sobre os dados do cliente, podendo assim verificar se o cliente terá capacidade de finalizar o debito.
Segundo Santos ( 2000) a analise de credito recorre a duas técnicas básicas:
Técnica subjetiva – é aquela baseada nos dados relacionados ao cliente e que pode sofre alterações pelo o próprio agente de credito, pois a maior parte da analise é realizada pelo mesmo.
Técnica objetiva ou estatística – é aquela baseada nos processos estatísticos.
A analise subjetiva não poderá ser realizada de maneira aleatória, pois ela é que vai identifica fatores importantes como caráter, capacidade, capital e condições de pagamento do cliente, ajudando assim a guiar a tomada de decisão. Esses fatores são conhecidos com os 5C do credito, acrescentando o fator “colateral”.
5C:
Caráter – aquele cliente que nunca deixara de honra com suas obrigações financeiras.
Capacidade – quando o cliente tem potencial para quitar o debito feito.
Capital –
Colateral -
O processo de analise de credito direcionado a pessoa física visa identificar a parti da documentação se a organização poderá realizar o que lhe foi solicitado dentro do risco aceitável. Portanto esse processo e baseia-se pela qualidade das informações obtidas e pelas decisões decorrentes, sendo que essa decisão devera estar de acordo com à realidade da organização.
Santos (2000) define seis processos para que ocorra uma analise sem risco.
Analise Cadastral
Analise de Idoneidade
Analise de Relacionamento
Analise Patrimonial
Analise de Sensibilidade
Isso ficaria pro final, claro melhorando--------Portanto, a análise de crédito é uma atividade que visa acima de tudo um negócio de baixo risco, tanto para a construtora como para o cliente, pois um bom negócio é aquele que é bom para as duas partes e ambos saiam satisfeitos do negócio