Analise de credito
VANESSA BREJÃO GUEDES
Resumo
Este trabalho apresenta o crédito , a análise de crédito, os riscos de crédito. Tem foco maior nas técnicas de análise de crédito , principalmente nos 6 Cs do crédito e mais especificamente no item caráter .
Palavras-chave : crédito, análise, risco e caráter.
Introdução
Conceituando o que é crédito encontramos diversas definições, entre elas : entrega de um valor presente mediante uma promessa de pagamento. Ao entregarmos este valor confiamos que a promessa de pagamento será honrada, porém apenas a confiança não é o suficiente para tomarmos a decisão da liberação do crédito.
A análise de crédito é o momento onde o analista avalia as condições do tomador, seu histórico , suas condições de pagamento.
Segundo Santos ( 2000 ) , o processo de análise e concessão de crédito recorre ao uso de duas técnicas: a técnica subjetiva e a técnica objetiva ou estatítica. A primeira diz respeito à técnica baseada no julgamento humano e a segunda baseada em processos estatísticos.
Em relação à primeira técnica, Schrickel ( 2000 ) observa que : “ a análise de crédito envolve a habilidade de fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas “ (Schrickel, 2000, p.27 ) . Ou seja, grande parte da análise de crédito é realizada através do julgamento do agente de crédito, baseado principalmente na habilidade e experiência do mesmo.
A análise subjetiva do tomador de crédito é importante, visto que através da experiência do agende de crédito é possível identificar fatores de caráter, capacidade, capital e condições de pagamento. Porém , essa análise não pode ser realizada de maneira aleatória, é preciso estar embasada em conceitos técnicos que irão guiar a tomada de decisão.
Tal análise se faz muito importante para identificarmos os riscos de crédito que podemos correr.
Risco de crédito se refere a uma possível incapacidade de honrar seus compromissos financeiros