Analise de Credito
Um analista de crédito é responsável por fazer uma avaliação minuciosa do cliente para saber se será possível liberar o crédito.
A segurança de lucro para a empresa é muito importante e os gerentes e donos de empresas querem garantir o lucro, e se livrar de prejuízos. É por essa razão que solicitam o trabalho de um analista de crédito, para que seu risco de ter prejuízo seja menor.
O analista tem como função analisar o crédito para clientes, manter um relacionamento cordial com eles e saber como agir quando o crédito é negado. Tudo isso é função de um analista que precisa saber lidar com o público e agir profissionalmente em determinadas situações.
Como funciona o trabalho de um analista de crédito
Dentro de uma empresa o analista de crédito tem a função de proteger a empresa de possíveis prejuízos com relação ao pagamentos de clientes. É por isso que sua função é avaliar se a pessoa solicitante de um produto ou empréstimo tem renda suficiente para pagar as parcelas da dívida que pretende adquirir.
Toda concessão de crédito é avaliada em risco e retorno, por isso é que algumas empresas, principalmente as financeiras e os bancos pedem um determinado prazo para que o analista de crédito possa fazer a avaliação e ver se realmente deve ceder o valor do empréstimo ou deixar que ele leve o produto da loja.
Estrutura e Ferramentas de Crédito
Analise de Crédito: Toda ação de empréstimos é submetida a uma analise de créditos; foi a maneira encontrada para verificar se o cliente passou por dificuldades financeiras. É considerado o rendimento, o histórico (se houve empréstimos anteriores), e se há restrições no SCPC ou Serasa.
O Papel do Analista em Analise de Credito:
Mostrar de forma simples, com linguagem popular, o funcionamento do mercado financeiro, e as práticas necessárias para a liberação de crédito com qualidade e segurança. Etapa 1 – Passo 2
Sergio Antonio dos Santos RA: 6679363593
Documentos