Análise de charges sobre a qualidade da educação nas escolas públicas
Ynayan Fabryne Barbosa Brito1
RESUMO
Este artigo objetiva analisar a charge Ensino Público, com base nos estudos de Paulo Freire (2003) e Villaça de Igedore Koch (1992), enfatizando a questão da Educação nas escolas Públicas Brasileiras. Além disso, descrever o que vem a ser uma charge e como se dá a leitura e interpretação da mesma.
Palavras chave: Ensino Público, Análise de Charges.
ANÁLISE DE CHARGES SOBRE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
INTRODUÇÃO
A charge, que se faz presente desde o início do século XIX, é um gênero textual fértil em intertextualidade, pois permite ao leitor fazer inferências entre o dito e o não dito no texto. A charge é apresentada como caricatura e, em algumas vezes, caricaturas aliadas às falas das personagens, provocando o humor. Na maioria das vezes ela é feita para ironizar e faz com que o leitor tome uma posição sobre a realidade.
As charges permitem a denúncia com uso de humor, situado num contexto histórico-social. Ao levar o leitor ao riso, a charge promove a interação autor-leitor e o posiciona diante dos fatos. A charge tem por costume atacar a política brasileira. Como é o caso da Análise estudada nesse artigo Ensino Público, onde é ressaltada de forma irônica a precariedade do ensino nas escolas públicas. O que consequentemente vem a ser descaso do governo Brasileiro.
A EDUCAÇÃO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
O Ensino Público Brasileiro é um direito fundamental individual garantido através da Constituição da República de 1988, mais a maior parte dos matriculados na rede pública passam por dificuldades em relação à educação. O Brasil passa por um momento único e muito especial. A sociedade demonstra, com nitidez, a necessidade de se mudar a realidade da educação no Brasil.
Essa realidade precária de grande parte das Escolas Públicas Brasileiras, tanto no que diz respeito à sua estrutura física, quanto ao baixo nível de