Rios brasileiros
O bolsa-escola de Fernando Henrique Cardoso, foi na verdade uma forma embrionária de políticas sociais, em que há efetiva transferência de renda às famílias carentes, até então, praticamente inexistente. O objetivo do programa era manter as famílias com seus filhos matriculados e frequentando a rede escolar, para desta forma fazer jus a uma renda mensal e assim ajudar no sustento da família. Contudo, tanto o valor era muito aquém do necessário, quanto a cobertura era insuficiente para abarcar o universo das famílias que se encontravam nessas condições.
Já no governo de Lula, ajudado pela situação da economia internacional extremamente favorável, Lula pode aumentar significativamente o cobertura dos programas sociais em torno do programa bolsa-família inserindo assim um número bem maior de famílias, além disso o governo Lula passou a reajustá-las, para que seu poder de compra não fosse corroído pela inflação, que apesar de baixa, mas que causava desvalorização no bolso das famílias.
2. Quais os avanços sociais, que podemos destacar como importante para a Democracia até a era Lula?
O processo de redemocratização do Brasil ocorrida a partir de 1985 começou de forma conturbada, com a morte do presidente eleito de forma indireta pelo Congresso Nacional, Tancredo de Almeida Neves, assim assumiu o vice-presidente, José Sarney.
No governo Sarney foi promulgado a Constituição Federal de 1988, uma Constituição em que continha em seu bojo grandes avanços no campo dos direitos individuais, onde há liberdade de expressão, proteção do Estado as famílias carentes ....
Já na égide da nova Constituição foi convocada eleição diretas para presidente da república e assim fortalecendo as bases do moderno Estado democrático de direito, onde a alternância de poder era uma de seus pilares basilares. E desta disputa foi eleito Fernando Collor de Melo, contudo, o presidente não terminou seu mandato, visto que,