Leitura e produção textual
1) Nas diversas linguagens de nossa língua, temos formas verbais e não-verbais de se expressar. A charge abaixo representa mais explicitamente um exemplo da forma não-verbal. Sendo assim, efetue duas leituras da representação das imagens apresentadas na charge. Procure analisar os detalhes expostos, para fazer uma leitura o mais crítica possível, observando, inclusive, o que há por trás desses textos não-verbais. (3 pontos)
[pic] img297.imageshack.us/img297/599/amancionn0.jpg maryvillano.blogspot.com/.../charge-do-dia.html
R. Numa primeira observação, vemos que a charge faz um comparativo entre a educação nas escolas publicas e particulares. Nas escolas publicas vemos um problema estrutural, como cadeira e mesas quebradas, lixo pelo chão e uma educação de baixa qualidade, representada na charge pelo balão sobre a cabeça dos personagens (o lampião e a lâmpada). Já na escola partícula, vemos a boa estrutura para desenvolver por completo a aprendizagem do aluno.
Analisando por outro ponto de vista, vemos que a charge toca num assunto que, infelizmente, ainda esta presente em nosso cotidiano, a questão do racismo e da desigualdade social, onde o aluno da escola particular, que é mais favorecido economicamente, é de pele branca e o aluno de escola publica é negro e pobre (note a diferença econômica nos calçados dos personagens, o branco esta de tênis e o negro de sandálias).
2) Leia o texto que segue e resolva os dois questionamentos propostos. (4 pontos)
As dificuldades nos grandes centros
Moradores dos grandes centros