Análise das diferenças e semelhanças do Prometeu de Hesíodo e Ésquilo.
Introdução
Este trabalho tem como finalidade expor as diferenças e semelhanças entre o
Prometeu de Hesíodo e Ésquilo, nas obras: Teogonia, Mito de Prometeu de
Hesíodo e O Prometeu acorrentado de Ésquilo. Sendo que, a obra de Hesíodo é um mito que narra algumas questões acerca da construção e ordenação da construção do cosmo e, tem como foco principal a questão: quais as partes dentro dessa construção do cosmo que estavam predestinadas aos homens e aos deuses. Já O Prometeu acorrentado de Ésquilo é uma peça trágica, sendo que, seu trabalho visa não só a questão da ordenação do cosmo que está em maior evidencia no Mito de Prometeu; mas a grande questão que Ésquilo aborda gira em torno da condição humana. Esta ultima questão apesar de ser encontrada nas duas obras apareça com mais força no Prometeu de Ésquilo.
Analise geral
Os trabalhos de Hesíodo e Ésquilo em relação ao Prometeu apesar de serem distintos, por conta da obra de Hesíodo ser um mito e o Prometeu de
Ésquilo ser abordado através de uma peça trágica, possuem inúmeras semelhanças. E a principal semelhança é a grande questão que gira em torno da condição humana. Sendo que, essa condição humana é um reflexo da continuação da ordenação do cosmo, onde Zeus faz uma partilha para determinar que parte cabe a cada um dentro da ordem do cosmo, tanto entre os deuses como entre os homens. E Zeus concede a Prometeu realizar a partilha entre mortais e imortais.
Ao realizar tal partilha Prometeu comete dois erros que irá acarretar em uma punição, não apenas a Prometeu que estava incumbido de realizar a partilha, mas também para os homens que foram beneficiados pó Prometeu. O primeiro erro de Prometeu consiste na própria partilha concedida por Zeus, onde ele dá um boi para que Prometeu reparta-o entre os homens e deuses.
Prometeu achando que está ajudando os mortais, engana Zeus, fazendo com que os homens fiquem com as