grecia antiga
Clássicas I
Grécia
Apontamentos de: José Cruz
Email: josecruz4@sapo.pt
Data: 2000/01
http://salaconvivio.com.sapo.pt
Resumo do manual da disciplina, de autoria de José Ribeiro
Ferreira, e resolução das actividades propostas.
A Sala de Convívio da Universidade Aberta é um site de apoio aos estudantes da
Universidade Aberta, criado por um aluno e enriquecido por muitos. Este documento é um texto de apoio gentilmente disponibilizado pelo seu autor , para que possa auxiliar ao estudo dos colegas. O autor não pode, de forma alguma, ser responsabilizado por eventuais erros ou lacunas existentes neste documento. Este documento não pretende substituir de forma alguma o estudo dos manuais adoptados para a disciplina em questão.
A Universidade Aberta não tem quaisquer responsabilidades no conteúdo, criação e distribuição deste documento, não sendo possivel imputar-lhe quaisquer responsabilidades. Copyright: O conteúdo deste documento é propriedade do seu autor, não podendo ser publicado e distribuido fora do site da Sala de Convívio da Universidade Aberta sem o seu consentimento prévio, expresso por escrito.
Civilizações Clássicas I
Grécia
Introdução
1. Fontes para o estudo da Grécia antiga
Poemas homéricos
Os Poemas Homéricos, a introdução do alfabeto e a realização dos primeiros Jogos
Olímpicos são as primeiras manifestações culturais que anunciam o fim da Idade das
Trevas que sucedeu ao declínio micénico. Valores e ideais da Ilíada e da Odisséia marcaram profundamente a mentalidade e a vida dos Gregos. Aquelas duas obras exerceram um papel determinante na educação, paradigma à admiração dos ouvintes e dos leitores, o valor e a actuação das diversas figuras. Platão diz que Homero era considerado o educador da Hélade. Influencia a religião, costumes, língua, literatura, vida dos vindouros e ao comportamento com a Polis. Os Poemas Homéricos permitem entender algumas das linhas mestras que enformarão a cultura