Análise da turbulência e de vulnerabilidade
Capitulo 7
Análise da Turbulência e de Vulnerabilidade
È uma análise sistemática dos eventos futuros, que possam impactar os negócios das organizações ou as atividades e programas das empresas, avaliando o seu grau de turbulência e vulnerabilidade.
Turbulência refere-se às incertezas em relação ao futuro e vulnerabilidade envolve a capacidade da empresa em tratar adequadamente as turbulências.
Embora a turbulência e a incerteza, seja agravante para vulnerabilidade, o estar vulnerável decorre muito mais de condições e problemas que poderiam ser avaliados. O certo que nos basta conhecer os problemas, pois isto não nos capacita para enfrentá-los. Portanto a vulnerabilidade não esta na incerteza do futuro em sim, mas na falta de capacidade da organização para enfrentar os problemas prováveis.
Identificação dos Eventos Futuros
Devemos identificar os eventos futuros que podem afetar os negócios ou as atividades das instituições, pois as oportunidades não esperam pelas nossas percepções. Mas o fato de nós não perceber não quer dizer que nossos correntes mais atentos e percipicazes que nos, não se aproveitem disso.
Segundo Hamel e Prahalad, nos estamos sujeitos a pelo menos cinco grandes tipos de transformações ao nosso redor, que devem ser sempre monitoradas, para podermos identificar possíveis mudanças que possam impactar as organizações. Assim as verdadeiras oportunidades e ameaças tendem a ocorrer nas intersecções de duas ou mais mudanças simultâneas. As cincos áreas citadas são: mudanças tecnológicas, mudanças no estilo de vida das pessoas; mudanças nas leis e regulamentações; mudanças demográficas e mudanças geopolítica.
Para acompanhar os temas estratégicos temos que trabalhar com o sistema de vigilância estratégica que seria observar, perscrutar, acompanhar, questionar e vasculhar o horizonte, no tempo e no espaço à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir ações antecipadas e respostas estratégicas.