Análise da música "Pais e Filhos" Renato Russo
CENTRO DE EDUCAÇÃO E LETRAS
CAMPUS FLORESTA
LETRAS PORTUGUÊS
Trabalho apresentado na disciplina de Semântica do Curso de Letras Português, ao Professor Tiago Muniz, do 6º período de 2014.
Cruzeiro do Sul – Acre
2014
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO MULTIDISCIPLINAR
CAMPUS FLORESTA
LETRAS PORTUGUÊS
Antonia Gabriela
Samila Lima
Thaís Melo
Cruzeiro do Sul – Acre 2014
Após os estudos em sala de aula, depreendeu-se que a Semântica é a ciência que estuda o significado em linguagem é uma disciplina linguística que estuda o sentido dos elementos formais da língua como, morfemas, vocábulos, locuções e sentenças. Para tanto, como forma de fixar o conteúdo o estudo das letras de músicas são um instrumento de interesse dos alunos e, portanto, um grande aliado como material de ensino aprendizagem. É de grande importância estudar com música, pois é um meio de distração dos discentes, tornando a aula mais atrativa e menos cansativa.
A música “Pais e filhos” de Legião Urbana é uma das mais famosas e cantadas da banda em todo país, a mesma tem uma letra forte, chamativa e triste. A referida retrata a história de uma menina que se suicida após várias discussões e desentendimentos com seus pais. A letra é excepcional, pois começa falando do suicídio para então só depois explicar os motivos, além disso, o refrão é uma lição de vida que diz que devemos amar as pessoas todos os dias, porque o amanhã pode não existir. Em uma entrevista o compositor declarou que a história presente na letra da canção é fictícia, mas traz fatos que acontecem na sociedade.
A canção reúne em sua letra várias vozes, o texto é um recorte das falas de adultos (pais) e crianças ou adolescentes (filhos). Sendo essas vozes denominada de polifonia, como se faz evidente