Renato Russo é Classico
Renato Manfredini Júnior (Renato Russo) nasceu no dia 27 de março de 1960 na cidade do Rio de Janeiro (RJ). Aos quatro anos, ganhou um disco dos Beatles, que era uma de suas bandas preferidas, ao lado de Rolling Stones, Sex Pistols e The Clash. Aos sete anos, se muda para os Estados Unidos, por causa de uma tranferência de seu pai (funcionário do Banco do Brasil) para Nova Iorque, onde aprende a falar inglês. Aos onze anos, uma nova tranferência de seu pai o leva até Brasília, uma cidade importantíssima em sua história.
Por volta de 1975, surge o movimento punk nos Estados Unidos, que se caracterizava por um rock simples, de poucos acordes, sem muitos solos de guitarras, características do heavy metal. Após se recuperar de uma doença que o levou ficar quase dois anos na cama, Renato Russo descobre esse movimento em Brasília.
Numa das festinhas organizadas por uma turma que gostava do punk, Renato Russo conhece André Pretorius, com quem decide formar uma banda. E com Renato nos vocais e no baixo, André na guitarra e Fé Lemos (Capital Inicial) na bateria, formou-se o Aborto Elétrico, primeira banda de Renato Russo. Foi nessa época que várias músicas do repertório do Legião Urbana e do Capital Inicial foram criadas, como Que País é este (Legião Urbana) e Veraneio Vascaína (Capital Inicial).
Depois de várias formações, o Aborto Elétrico se desfez por causa da música Química, feita por Renato. Quando Renato mostrou a música para Fé, este disse que a música era horrível e teria dito para Renato que este perdera a habilidade para fazer músicas.
Após a separação do Aborto Elétrico, que durou apenas três anos (1979-1982), Renato Russo decide tocar sozinho, fazendo shows acompanhado de um violão de 12 cordas, intitulando-se “O Trovador Solitário”. Dessa