modelo de tcc
Conversor CA/CC CTWA-03
Aluno: Marcos Elison Golon
São Mateus do Sul, Agosto de 2014.
1. Introdução
As luzes estroboscópicas consistem num dispositivo óptico que permite estudar e registrar o movimento contínuo ou periódico de elevada velocidade de um corpo, com objetivo de o fazer parecer estacionário. Esse efeito é conseguido através da alternância entre a iluminação com uma luz intensa e o bloqueamento dessa luz com um diafragma.
A lâmpada estroboscópica é utilizada para determinar a frequência da iluminação com a do movimento, cada feixe de luz ilumina a mesma fase do movimento resultando numa aparente imobilidade do corpo em rotação. Os pulsos são projetados a partir de um instrumento, o estroboscópio, que é usado para fazer com seus flashes um objeto em movimento cíclico parecer estar se movimentando lentamente ou ate mesmo parado.
2. Problematização
- Qual a viabilidade das luzes estroboscópicas?
- Quais são os efeitos produzidos pelas luzes estroboscópicas?
- Como regular a intensidade dos flashes?
3. Justificativa
O uso de luzes estroboscópicas torna-se viável em estudos sobre, oscilações, vibrações de objetos, peças de máquinas e cordas vibrantes, medida de velocidade de rotação de objetos, efeitos decorativos, paralisação de imagens, por exemplo, a rotação de um disco com buracos de espaçamentos iguais é colocada na linha da vista entre o observador e o objeto que se movimenta.
A velocidade da rotação do disco é ajustada para que se sincronize com o movimento do sistema observado. O qual parece reduzir a velocidade e parar, causada pelo efeito estroboscópico.
A sua intensidade é ajustada manualmente pelo potenciômetro regulando a frequência de forma que a fração unitária da velocidade cíclica do objeto faça com que os disparos de seus flashes sejam mais rápidos ou mais lentos.
4. Objetivo Geral
Produzir um circuito que emita flashes estroboscópicos que é usado para estudar