modelo tcc
1. Introdução:
Fazem parte da Introdução os seguintes itens:
- Tema:
O aluno deve escolher individualmente ou em grupo o tema do trabalho, determinar o assunto, distinguir claramente o que se pretende estudar e definir qual a amplitude da pesquisa. Deve ser definido em linhas gerais para que o leitor consiga ter conhecimento do que vai ser tratado no trabalho.
- Delimitação do Tema / Assunto:
Delimitar o tema em termos de profundidade, extensão, tempo e espaço.
Há que se refletir e definir qual a dúvida ou problema a ser entendido ou explicado na elaboração do trabalho: qual o tema, problema ou tese (ideia Central) deve ser determinado a partir do texto. E assim, elaborar um roteiro provisório de trabalho, baseado nas ideias que nortearão a pesquisa. Hipótese é o que se pretende demonstrar e não que já se tem demonstrado evidente. Suposições a serem confrontadas no final do trabalho.
- Justificativa:
Motivo(s) da escolha do tema: qual a importância, a relevância e a pertinência do objeto de estudo.
2. Objetivos:
O que se pretende alcançar com o desenvolvimento do trabalho, quais os resultados previsíveis.
Pode ser evidenciados o Objetivo(s) Geral(ais) e o(s) Objetivo(s) Específico(s). O Objetivo Geral deve apresentar a preocupação central da investigação, enquanto os Objetivos Específicos se relacionam, de certa forma, às técnicas utilizadas para levantamentos dos dados (metodologia).
3. Referencial Teórico:
O quadro teórico constitui o universo de princípios, categorias e conceitos,formando sistematicamente um conjunto logicamente coerente, dentro do qual o trabalho do pesquisador se fundamenta e se desenvolve.
Tenha-se, contudo bem presente que ele serve antes como diretriz e orientação de caminhos de reflexão do que propriamente de modelo ou de forma, uma vez que o pensamento criativo não pode escravizar-se mecânica e formalmente a ele.
4. Metodologia:
Relato de quais caminhos, em termos de pesquisa e