géodesia
A Geodésia é uma ciência que se dedica ao estudo das formas e das dimensões da
Terra. Para tanto, divide a Terra em três superfícies: a superfície física terrestre, o geóide e o elipsóide.
Na Geodésia, o geóide servirá essencialmente para dois propósitos:
1. Definir a forma da Terra, e consequentemente, dar forma ao elipsóide de revolução – datum planimétrico.
2. Definir o sistema de referência das altitudes ortométricas – datum altimétrico global.
Terra Real: GeóideO termo geóide foi introduzido em 1878 por J.B. Listing, substituindo a designação "superfície matemática da Terra" anteriormente utilizada por Gauss e Bessel. A sua superfície caracteriza-se por apresentar potencial gravítico constante e ainda pelo facto da gravidade se exercer segundo uma direção perpendicular a essa superfície. Se a Terra fosse um corpo homogéneo e geometricamente regular, o geóide teria a forma de um elipsóide de revolução. Devido à irregularidade da distribuição da massa na litosfera, existem diferenças significativas entre o geóide e o modelo elipsoidal da Terra (WGS84), que atingem valores máximos, em altitude, da ordem de 100 m.
Ondulações poderão ser percebidas na superfície, ao se aproximar mais ainda, de modo que agora a Terra já não pode ser representada por um corpo de forma regular e alguém poderá dizer que a Terra tem uma forma irregular específica que recebe o nome de geóide.
A superfície física terrestre é extremamente difícil de ser modelada matematicamente, pois possui uma quantidade infinita de reentrâncias e saliências que são as irregularidades do relevo, e em função disso, com o conhecimento científico que temos atualmente, um modelo matemático que expresse essa complexidade é totalmente inconcebível.
O geóide é a forma da Terra comumente utilizada nos meios acadêmicos, pois é a figura que mais se aproxima da verdadeira forma terrestre. O geóide seria uma figura na qual, em todos os