Cadeia transportadora de Elétrons
O complexo I, NADH (ubiquinona oxidorredutase) transfere um íon H+ do NADH e um íon H+ da matriz mitocondrial para a ubiquinona(Q), formando QH2 – ubiquinol, difunde-se para o complexo III), e transfere quatro prótons para o espaço intermembranoso.
Complexo II, succinato desigrogenase passa os elétrons do succinato para o FAD e, através dos centros Fe-S, para a ubiquinona. Não há transporte de prótons para o espaço intermembranoso.
Complexo III, citrocomo c, acopla a transferência dos elétrons do ubiquinol para o citocromo c.
2 elétrons são bombeados para o espaço intermembranoso.
Complexo IV, transferência de elétrons do citrocromo c para oxigênio molecular, reduzindo-o a H20. 4 elétrons bombeados.
2) O bombeamento de hidretos para o espaço intermembranoso cria uma diferença de concentração desses íons, armazenando energia. Quando os prótons se deslocam espontaneamente a favor do seu gradiente eletroquímico, de volta para a matriz mitocondrial, a energia é disponibilizada para produzir trabalho. Qual substância fosforilada é sintetizada pelo emprego desse trabalho produzido? Qual é o complexo enzimático envolvido? Indique a reação e de síntese, e em qual estado metabólico (pouco consumo de O2 ou alto consumo de O2) em que essa síntese está mais pronunciada.
A substância fosforilada é o ATP, o complexo enzimático é o ATP sintetase. A reação que ocorre: ADP + Pi -> ATP, está mais pronunciada no metabolismo com alto consumo de O2.
3)Em relação aos carreadores ativados do metabolismo corporal, dê exemplos, abaixo, sobre cada um deles:
a) carreador