A importancia e função do acompanhante
10º semestre
A IMPORTÂNCIA E FUNÇÃO DO ACOMPANHANTE
DISCENTE: Gizelle Auxiliadora dos Santos
PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Taísa Guimarães de Souza
DISCIPLINAS: Estágio Supervisionado II
TURMA: 8 Semestre de Enfermagem
PERÍODO DE REALIZAÇÃO: Outubro de 2014.
APRESENTAÇÃO: Educação Continuada
CUIABÁ
2014
PROJETO: A Importância e Função do Acompanhante
1 IDENTIFICAÇÃO
1.1. NATUREZA DO PROJETO
( ) ENSINO
( ) PESQUISA
( x ) EXTENSÃO: ( ) curso ( ) seminário ( x) palestra ( ) evento ( ) outro: ___________________
1.2. TÍTULO DO PROJETO: A Importância e função do acompanhante
1.2.1 Descrição resumida do Projeto:
A hospitalização faz com que o sujeito abandone suas rotinas deixando para trás o papel de ser um indivíduo ativo para ser paciente, passando de um sujeito independente para ser dependente de cuidados em um ambiente que lhe é estranho e totalmente novo (COSTA, 2010).
É importante que a instituição hospitalar se preocupe com o cuidado humanizado, o acolhimento do individuo e suas particularidades, estando esta consciência e praticas presentes do começo ao fim do processo de internação. As unidades de internação devem contar com estruturas físicas e com equipamentos técnicos necessários para os cuidados do paciente, como sistemas centralizados de oxigênio, vácuo e ar-comprimido. Mas, acima de tudo, devem ser pensadas em uma equipe multidisciplinar de excelência, alimentação, higiene pessoal e um acompanhante, para que o mesmo se sinta mais seguro e confiante com conforto e tranqüilidade (REIS, 2013).
O vinculo afetivo entre acompanhante e paciente faz com que o acompanhante tenha maiores possibilidades de ajudar, acolher, escutar o paciente e até mesmo ajudar a equipe de saúde em relação à singularidade do paciente, pois a patologia pode ser a mesma, mas cada paciente lidará de uma forma