Análise da Linguagem - A hora da estrela
Titulo: A hora da estrela
Autor: Clarice Lispector
Ano de publicação: 1977
ENREDO:
PERSONAGENS:
Macabéa: Protagonista da obra, alagoana de 19 anos, pobre,feia, desleixada e principalmente alienada. Não tem família e vive com um emprego simples no Rio de Janeiro.
“... mas a pessoa de quem falarei mal tem corpo para verdes, ninguém a quer, ela é virgem e inocula, não faz falta a ninguém (...) (ela tem dezenove anos) (...) ela como uma cadela vadia era teleguiada exclusivamente por si mesma... a sua cara é estreita e amarela (...) enxergou a cara toda deformada pelo espelho ordinário, o nariz tomado enorme como o de um palhaço de nariz de papelão . Olhou-se e levemente pensou: tão jovem e já com ferrugem...”
Olimpico: Primeiro e único namorado de Macabéa. Ambicioso e sem escrúpulos. Já matou um homem e seu desejo era ser rico.
“...fora criado por um padrasto que lhe ensinara o modo fino de tratar pessoas para se aproveitar delas e lhe ensinava como pegar mulher (...) ele, galinho de briga (...) fraquejava em relação a enterros (...) roubava sempre que podia...”
Rodrigo S. M.: Narrador-personagem da história. Ele tem domínio absoluto sobre o que escreve. Inclusive sobre a morte de Macabéa no desfecho da história. Tenta toda hora entender a natureza do ser-humano.
Eu, Rodrigo S. M. Relato antigo, este, pois não quero ser mordenoso e inventar modismos à guisa de originalidade. Assim é que experimentarei contra os meus hábitos uma história com começo, meio e “gran finale” seguido de silêncio e de chuva caindo.”
“... sou um homem que tem mais dinheiro do que os que passam fome, o que faz de mim de algum modo um desonesto. E só minto na hora exata da mentira. Mas quando escrevo não minto. Que mais? Sim, não tenho classe social, marginalizado que sou...”
Glória: Filha de um açougueiro. Tão atenta ao mundo que rouba Olímpico de Macabéa. Nascida e criada no Rio de Janeiro.
“Glória possuía no sangue um bom