Análise da fragmentação, das forças
COMPETITIVAS E DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELA
CONSTRUÇÃO DE EDIFICAÇÕES
José de Paula Barros Neto, M.Sc., Eng. Civil
Professor Assistente da Universidade Federal do Ceará e Doutorando da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul. End: R. Anita Garibaldi, 56/305-POA/RS-Cep: 90.450-000
E-Mail: barros@vortex.ufrgs.br
Abstract
This paper discusses the fragmentation of the building industry. Moreover, an analysis of the sector according to Porter’s model is made and, finally, an discussion of the main competitive strategies adopted by building firms are presented.
Palavras-chave: building construction, competitive strategy, fragmentation
1. Introdução
A construção civil, no Brasil e no mundo, até pouco tempo atrás não tinha nada muito desenvolvido sobre as teorias administrativas aplicadas à construção como há em outras indústrias. Isto se deve a várias razões: indústria fortemente atrelada ao poder público; falta de uma concorrência mais acirrada; abundância de recursos etc. Mas, com várias mudanças que vêm ocorrendo mundialmente as empresas construtoras começaram a se preocupar com a melhoria de qualidade de suas obras, com a organização de suas empresas e, mais especificamente, com o seu futuro.
Pode-se notar estas incipientes mudanças através do aumento do interesse das empresas pela área organizacional com o estreitamento dos relacionamentos destas com os centros de pesquisa e Universidades, com o aumento do interesse de alunos de graduação e pós-graduação pela a área de gerenciamento de obras (até bem pouco tempo este interesse era irrisório).
Mais especificamente, a área de estudo em estratégias empresariais foi abordada a pouco tempo em relação à indústria da construção, com vários pesquisadores nacionais e estrangeiros dedicando parte de seu tempo para conhecer e aprofundar seus estudos sobre esta indústria, que a tantos anos vem sendo relegada. Verifica-se isso com o aparecimento, recente, de