Beneficiamento de minério de ferro
____________________________________________________________________________
1 Introdução
Os minerais compõem os insumos básicos mais necessitados pelo desenvolvimento tecnológico. Na maioria das vezes esses minerais não são encontrados na natureza na forma em que serão consumidos pela indústria, pois encontram-se associados a outros minerais que não têm interesse ou não são desejáveis para o procedimento industrial ao qual são designados.
Assim, faz-se necessário o beneficiamento de minério, que é o processo que consiste em modificar a granulometria, a concentração, e purificar os minerais utilizando meios que não alteram sua composição física e química.
Como toda atividade industrial o beneficiamento de minério está voltado para o lucro, vida social, e econômica. É difícil imaginar o nível de desenvolvimento tecnológico atingido por nossa civilização, sem o uso dos minerais. Por isso a influência dos minerais sobre a vida e o desenvolvimento de um país, é cada vez maior.
No entanto há um entendimento social que não pode ser ignorado, o principio da conservação dos recursos minerais, porque são bens não renováveis. As reservas minerais são limitadas por isso não se deve usufruí-las predatoriamente. O aproveitamento dos minérios deve estar comprometido com as condições de desenvolvimento sustentável22, é preciso então satisfazer as necessidades da geração presente sem prejudicar as gerações futuras, isso consiste em aproveitar de maneira racional os recursos minerais, preservando o meio ambiente.
O trabalho apresentado tem como objetivo mostrar as etapas do beneficiamento de minério desde a sua extração bruta até o produto final.
2 Etapas do Beneficiamento
2.1 Cominuição
Este é um processo que envolve alto consumo energético e baixa eficiência operacional, representa entre 50 e 75 % dos custos diretos de produção da maior parte das usinas minerais.
O processo de cominuição23 é dividido em