Análise da Conversação
Período: III Professor: Gilvano Vasconcelos
Alunos: Maria Sandrailda dos Santos Madson Jefferson
QUESTIONÁRIO
1 - Qual a contribuição que a disciplina Tópicos Especiais em Ensino de Arte poderá dar na sua prática cotidiana?
R= A disciplina Tópicos Especiais em Ensino da Arte poderá, dentro das minhas aulas, mostrar como eu posso fazer uso fazer uso das linguagens artísticas que são ( teatro, dança, música e artes visuais) que são artes carregadas de sentidos e que fazem parte da condição humana. Poderemos desenvolver com nossos alunos, dentro da nossa prática, a capacidade de se relacionar, de sentir e de assumir uma consciência crítica. Sabemos que nós seres humanos somos dotados de criatividade e possuímos a capacidade de aprender e de ensinar, por isso devemos trabalhar a criatividade em nossos alunos, por intermédio da disciplina de Artes isso será possível.
2 - O ensino de arte é feito predominantemente com as grandes obras da humanidade. Como se pode superar esse monopólio cultural?
R= Esse monopólio cultural pode-se dizer que começou no inicio da modernidade quando os artistas saíram de seu anonimato costumeiro e passaram a assinar as suas obras, isso quando ao mesmo tempo se verificou uma valorização dos ditames racionais, donde o acentuado destaque para as obras gregas se deu, nesse processo as manifestações marginais foram desvalorizadas, ainda mais alimentado pelo termo bárbaro para tudo aquilo que fosse estranho e diferente do que a cultura grega ou romana tivessem produzido. Para nós hoje isso se verifica com a concepção clássica e elitista de cultura que uma chamada “elite” cultural tem valorizado, contudo, se assumirmos uma leitura Heideggeriana onde o mesmo assume a arte como uma linguagem superior a ciência, pois superior aos limites conceituais que essa produz, passamos a contemplar uma noção mais abrangente de arte, compondo não mais o limite da obra, mas antes o todo ao qual esta está