Análise da aceitação de frutas e hortaliças por pré-escolares
Daniele Liberato Roel – UFV, dane_roel@hotmail.com
Patrícia Soares Veloso – UFV, patricia.veloso@ufv.br
Ravenna Emanuele Silva – UFV, ravenaemanuele@hotmail.com
Taciana Alves Pinheiro – UFV, taciana.alves.pinheiro@hotmail.com
Tiago Francisco Vicença – UFV, tiago.vicenca@ufv.br
Palavras chave: Teste de Aceitação, Frutas, Hortaliças, Escala Hedônica, pré-escolares.
INTRODUÇÃO
As preferências alimentares são desenvolvidas desde a infância, pelas sensações que são apresentadas e vivenciadas pela criança por meio do tato, sabor e odor (CANESQUI; GARCIA, 2005), além disso, o contexto ambiental, familiar e social exercem importante influência sobre as preferências alimentares das crianças (RAMOS; STEIN, 2000).
A velocidade de crescimento declina durante a fase pré - escolar, o apetite e a ingestão alimentar são alterados, o que ocasiona uma menor variedade de alimentos ingeridos, diminuição do consumo de vegetais e carnes, e maior preferências por doces e guloseimas, além disso, as crianças tendem a prolongar muito o tempo das refeições e se distraem com facilidade (SHEMIN; MURA, 2011). A prática alimentar baseada numa dieta balanceada desde a infância é fundamental para o crescimento saudável e o desenvolvimento intelectual visando inclusive a prevenção de distúrbios nutricionais como a anemia ferropriva, desnutrição e obesidade. Além de reduzir os riscos para a manifestação de doenças futuras como a osteoporose e de muitas outras doenças crônicas não transmissíveis (SHEMIN; MURA, 2011).
Estes primeiros anos são ideais para fornecer a informação nutricional e promover atitudes positivas sobre todos os alimentos. A educação nutricional é um conjunto de estratégias sistematizadas para impulsionar a cultura e a valorização da alimentação, concebidas no reconhecimento da necessidade de respeitar, mas também de modificar, crenças,