Análise: Cultura um Conceito Antropológico
PRIMEIRA PARTE: Da Natureza da Cultura ou Da Natureza à cultura
A conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.
Confúcio: A natureza dos homens é a mesma, são seus hábitos que os mantêm separados.
MONOGENIA: Doutrina antropológica na qual todas as raças humanas derivam de um mesmo ancestral primitivo.
Heródoto: Se oferecêssemos aos homens a escolha de todos os costumes do mundo, aqueles que lhes parecessem melhor, eles examinariam a totalidade e acabariam preferindo os seus próprios costumes, tão convencidos estão de que estes são melhores do que todos os outros.
Montaigne: na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.
(condena e compara a barbaridade com que matam pela fé, queimam, torturam na Europa, ao contrário dos índios que praticam a antropofagia) . Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos nos leve à cegueira acerca dos nossos.
Desde a Antiguidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir de variações dos ambientes físicos.
DETERMINISMO GEOGRÁFICO: admissão da ‘’ação mecânica das forças naturais sobre a humanidade puramente receptiva.’’
Será que o sol que brilhou para os livres gregos e romanos emite hoje raios diferentes sobre os seus degenerados descendentes? – D’Holbach (1774).
Civilização e Clima: relação entre latitude e os centros de civilização, considerando o clima como um fator importante na dinâmica do processo.
Demonstração que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais. Possibilidade de existência de grande diversidade cultural localizada em um mesmo ambiente físico. A Cultura age seletivamente e não casualmente sobre seu meio ambiente, explorando determinadas possibilidades e limites ao desenvolvimento, para quais as forças decisivas estão na própria cultura e na história da