transporte vertical construção
TRANSPORTE VERTICAL
RECIFE / 2009
TRANSPORTE VERTICAL
Trabalho de segunda unidade do Curso de Técnico em Edificações para obtenção da nota referente à mesma, do Instituto Federal de Pernambuco.
Recife / 2009
TRANSPORTE VERTICAL
Trabalho apresentado como requisito para obtenção da nota de segunda unidade do Curso de Técnico em edificações do Instituto Federal de Pernambuco, submetido à aprovação do Professor Fernando Coelho.
Recife, 17 de Junho de 2009.
RESUMO
Os equipamentos de transporte vertical direcionados para a construção e civil, mas especificamente para edificações, possuem divisões e sub-visões, quanto a sua mobilidade e o tipo de carga (pessoas ou materiais) que está transportando, e até se acordo com sua frente de trabalho. São classificados como equipamentos do tipo fixo e semi-fixos ou semi-móveis, e ainda possuem outras sub-divisões entre eles.
Os elevadores são equipamentos de suma importância, pois facilitam os transportes de cargas e pessoas. Consiste em uma caixa que tem seu movimento através de roldanas ativadas por um motor. São classificados de acordo com sua capacidade (peso), material de sua estrutura, funcionamento. Os andaimes são utilizados de maneira geral em construções, demolições, manutenção, limpeza e pintura de obras. Pode ser obtido através de locação ou de montagem na própria obra, onde tem sua estrutura (geralmente em aço) escorada em algo na parte externa permitindo o acesso de pessoas e materiais à obra ou por meio de suspensão, quando o uso deste for o mais indicado para a execução do serviço.
As plataformas telescópicas têm grande atuação nos estaleiros navais, em demolições, na manutenção ou acabamento de obras de arte, por possuírem rapidez e habilidade.
As gruas são